Hoje as decorlovers vão falar sobre pequenas atitudes, pequenas trocas que além de fazer bem para o seu bolso, farão bem ao planeta. Já que estamos falando em projetos de decoração, que tal fazer antes uma “limpa” na sua casa? Pegue seu bloquinho de papel reciclado e vem com a gente!

Pequenas atitudes, grandes mudanças

Pequenas atitudes, grandes mudanças

A primeira, mais simples e mais barata das mudanças (sim elas têm custo) é a seleção do lixo. Você pode adquirir os lixos seletivos com suas cores e logos correspondentes ou fazer ai mesmo na sua casa os recipientes que vão receber o lixo orgânico e o lixo inorgânico. Não precisa de nada além do seu bom e velho latão de lixo, uma caneta para marca-lo ou um pequeno cartaz identificativo. Fácil e não requer muito esforço diário, basta selecionar o recipiente mais adequado e descartar nos dias corretos, normalmente a coleta seletiva passa em dias alternados à coleta do lixo orgânico.

Dica fácil de fazer em casa

Dica fácil de fazer em casa

Para aqueles que gostam de jardinagem vale reutilizar o lixo orgânico e montar um projeto de compostagem doméstica e produzir o próprio adubo. Existe vários passo-a-passo a disposição na internet. Você vai precisar de um recipiente para montar a composteira e ela pode ser feita reutilizando materiais que você já tem em casa. Dá uma olhadinha nesse link da revista Superinteressante. Além de diminuir a quantidade de resíduos nos lixões coletivos você vai produzir seu próprio adubo orgânico, é fantástico!

Uma nova decoração para o seu jardim

Uma nova decoração para o seu jardim

Antes o que era uma questão de escolha, se tornou uma realidade, as lâmpadas incandescentes vão deixar de ser produzidas nesse ano de 2014 (a previsão é que em alguns anos elas deixem de existir completamente). Além de menos eficientes, elas consomem muito mais energia se comparadas às lâmpadas halogenas, fluorescentes e as de led. Difícil entender é por que elas ainda são as preferidas nos lares brasileiros. Elas custam menos que as suas irmãs, que em contraponto geram mais economia se formos calcular os gastos em sua vida útil. No final das contas ela é a mais cara, para nosso bolso e para o nosso planeta.

Agora nós vamos ter que trocar

Agora nós vamos ter que trocar

Por último vamos falar de uma mudança que pode ser dispendiosa, o reparo de encanamentos e torneiras. Muitas vezes economizamos na hora de tomar banho, deixamos a torneira fechada para escovar os dentes ou lavar a louça, reunimos o máximo de peças para a lava-louças e a máquina de lavar, mas ainda assim o consumo de água não diminui significativamente. Se isso acontece com você é provável que esteja com alguma torneira pingando ou algum ponto de vazamento em seu encanamento e as vezes ele é tão discreto que não nos damos conta. É mais fácil e menos dispendioso consertar quando o dano é na torneira, mas vamos nos lembrar (indo além do nosso bolso) que a água é um bem não renovável.

De olho nas torneiras

De olho nas torneiras

Agora é a hora de arregaçar as mangas, essas são pequenas atitudes que vão gerar grandes mudanças. A mãe natureza agradece. Fez alguma mudança ai na sua casa? Conte para nós nos comentários ou no nosso e-mail: decorloversoficial@gmail.com. Boa sorte com o seu projeto!