A decoração Japonesa ou Asiática é uma das tendências de decoração mais populares.

Os traços minimalistas é o que a torna tão atraente e diferente, sempre buscando o equilíbrio e organização os espaços mantem apenas o essencial, nunca são sobrecarregados de móveis e decorações exageradas, por isso opte por peças multifuncionais e acessórios que deixem as paredes o mais livre possível.

Confira algumas dicas abaixo e se inspire para criar um ambiente repleto de serenidade e tradição.

modelo de móveis para guardar sapatos

GENKAN Japonês

Os Japoneses são super disciplinados e valorizam a organização e limpeza como ninguém. Por isso, uma das características mais importantes na decoração japonesa são  os GENKAN (pronuncie guenkan). O Genkan fica sempre na entrada da casa com um tapete onde deve-se retirar os sapatos, hoje em dia já existem até algumas opções de móveis para que os calçados fiquem mais arrumadinhos.

Por que tirar os sapatos?
O primeiro, é mais do que óbvio… limpeza! Uma casa com um chão limpo e livre da contaminação dos germes que trazemos da rua é sempre agradável. Contudo, não trata-se apenas da higiene física, também são necessários por causa da  higiene espiritual. Quando você tira os sapatos, você se liberta de todas as energias impuras lá de fora.
160af413ae85dd751f76621146c0f51b

Outro ponto fundamental na decoração japonesa é a utilização das cores, em geral as cores neutras são as mais utilizadas, utilizando o vermelho e dourado apenas para destacar algumas áreas. Acrescentar plantas e flores tradicionais como os bonsais e a cerejeiras dão um toque ainda mais acolhedor.

87119b7e4fc51fa2f883dac000934208

Quarto com decoração Japonesa

Móveis mais utilizados são de madeira ou com fibras naturais: o bambu, a palha, linho e o rattan. No quarto acima que já é um pouco mais contemporâneo, temos vários elementos da decoração japonesa. O papel de parede de fibras naturais, o tapete de Sisal e as tradicionais portas conhecidas como shoji ou fusuma são destaque.

59b8038a11a542f52077aec252e9d816

ofurô em pedra

É muito comum a presença de ofurô (banheira em japonês), muito semelhante a uma banheira ocidental, mas com um formato diferente, mais profundo e normalmente feita de madeira ou pedra.

luminaria japone

luminária japonesa

Luminária com cúpula redonda feita em papel é um clássico neste estilo de decor. Mas se você quiser ousar e mudar um pouco, existem outros modelos mais achatadinhos e com franjas que deixam o ambiente ainda mais elegante.

982c4cd4cc536a41f2a22aa20ae45a03Inclua estampas florais  como pássaros, leques e cerejeiras são ótimos temas. Como a decoração é feita basicamente de itens naturais, você acertará em cheio.

imagem-193

imagem-315

Bonsai e jardim japones

Lembre-se que você não precisa ter toda a casa decorada neste estilo, você pode utilizar alguns elementos que mais gosta para o seu projeto ou alguma área específica. O importante é manter sempre o equilíbrio!