O Ladrilho hidráulico é um derivado dos mosaicos bizantinos no século IV que expressava principalmente a arte religiosa da época. Depois foi muito utilizado no final do século XIX até meados do século XX nos palácios europeus como alternativa para outros revestimentos da época, como as cerâmicas que iam ao forno e os tradicionais mármores.

Topkapı Turquia

Topkapı Turquia

No Brasil seu auge ocorreu na década de 20 e 30 trazido pelos imigrantes portugueses e italianos. Contudo, com a popularização do piso cerâmico o produto foi perdendo seu status e começou a ser depreciado cada vez mais pelo mercado.

Recentemente voltou com força total e tem sido utilizado nos projetos para dar destaque a determinados espaços garantindo um estilo vintage, além de deixar o ambiente mais estiloso, sofisticado e colorido.

decoracao_cozinha_ladrilhos_hidraulicos

Projeto Renata Pascucci

Projeto Renata Pascucci

Ladrilho utilizado no chão

Ladrilho utilizado no chão

O modelo de ladrilho hidráulico tradicional ainda é produzido de forma artesanal, por moldes vazados e que são preenchidos com tinta, formando assim os tão almejados desenhos florais e geométricos.

Sua durabilidade é de aproximadamente um século, não desbota, dificilmente quebra, trinca e nunca perde seu desenho, uma vez que não é somente uma pintura superficial e sim um desenho de aproximadamente 5 mm, feito com cimento colorido.

IMG_1156

ladrilho-hidrc3a1ulico-3

Com as novas tecnologias muitas empresas de porcelanato e cerâmicas também estão investindo no modelo e criando novas versões e adaptações produto.

A tendência contemporânea é usá-los em áreas de destaque, com mistura de estilos e completa-los com materiais como a madeira e o cimento queimado.

padovezi-e-sassi

Projeto Mauricio Karan

Projeto Mauricio Karan

O uso do ladrilho em suas diversas formas,  cores e possibilidades de paginação. são uma ótima forma de alegrar o ambiente quebrando regras e integrando o novo ao antigo.